usar o componente no Delphi .Net ( com framework 2.0)

Nov 29, 2008 at 12:49 AM
Olá, pessoal. Eu tinha tentado compilar o componente na versão 1.1, mas cheguei à conclusão que não vai compensar, já que está cada vez mais em desuso. Assim, migrei para o Delphi .Net 2007, que usa a versão 2.0, mas ainda tenho problemas: como não conheço a linguagem C#, não consigo abrir o exemplo e está sendo difícil dar a 'arrancada'. Assim, vou passar para os colegas o que eu fiz, e apreciarei a ajuda de quem quer que possa.

Em primeiro lugar, simplesmente coloquei o componente no projeto, e antes que eu codificasse qualquer evento, rodei o projeto, e recebi a mensagem: 'Erro gerando o boleto bancário: faltou definir o banco.' Digitei o número 33 (pretendo fazer o primeiro para o Santander Banespa) no campo codigobanco mas não adiantou nada. Depois disso, removi o componente e tentei instanciar ele em tempo de execução, e depois de criar, entrei com o código do banco (tentei de duas maneiras: boletobancario1.CodigoBanco := 33 - lembrando que para atribuir um valor a sintaxe do Delphi é como eu escrevi. Tentei também: boletobancario1.Banco.Codigo := 33;) Novamente a mesma mensagem.

Duas outras coisas que também ainda não entendi: 
1- como passar os dados para o componente: será como esse exemplo:
boletobancario1.Boleto.Cedente.CPFCNPJ := '000.000.000-00';

2- como mandar gerar o boleto:
Boletobancario1.GerarHtml;

Peço desculpas. Talvez as dúvidas sejam bem primitivas. Mas apreciarei a paciencia e ajuda de todos.

Desde já, obrigado.
Dec 5, 2008 at 7:54 PM
Prezados colegas: Sei que todos têm suas responsabilidades aqui e não acho que eu teria qualquer prerrogativa em pedir ou esperar ajuda. Eu não tenho a menor dúvida que ninguém aqui tem obrigação de me ajudar. Assim, a única coisa que eu pediria seria um pouco de compreensão e paciencia, principalmente por eu ter tão pouca experiencia principalmente em .Net. Se alguém tiver condições de me ajudar, lembrando que não conheço C#, (uso o Delphi .Net, lembram?) e não tenho o compilador para abrir o exemplo, eu apreciarei. Talvez minha maior dificuldade no momento seja relacionado com:
1- Como passar os dados para o componente;
2- Como mandar gerar o boleto.

Peço desculpas por parecer insistente, mas serei grato com qualquer ajuda que vier. Desde já, muitíssimo obrigado.
Coordinator
Dec 9, 2008 at 8:34 PM
Edited Dec 9, 2008 at 8:39 PM
Zatiri,

ja programei em Delphi a muito anos atrás e hoje não tenha mais familiaridade, porem, posso te passar com fazer em C# e você tentar usar no Delphi.Net.

Primeiramente você teria que fazer referência a ddl Boleto.Net.ddl.

Depois incluiria em sua página o componente do BoletoBancario. Em C# ficaria assim:

<%@ Register Assembly="Boleto.Net" Namespace="BoletoNet" TagPrefix="cc1" %>

<cc1:BoletoBancario id="banrisul" runat="server" CodigoBanco="041"></cc1:BoletoBancario>

No seu código incluiria:

DateTime vencimento = new DateTime(2008, 02, 07);

Cedente c = new Cedente("00.000.000/0000-00", "Empresa de Atacado", "1234", "5", "12345678", "9");

c.Codigo = 00000000504;

Boleto b = new Boleto(vencimento, 45.50, "18", "12345678901", c);

b.Sacado = new Sacado("000.000.000-00", "Fulano de Silva");
        b.Sacado.Endereco.End = "SSS 154 Bloco J Casa 23";
        b.Sacado.Endereco.Bairro = "Testando";
        b.Sacado.Endereco.Cidade = "Testelândia";
        b.Sacado.Endereco.CEP = "70000000";
        b.Sacado.Endereco.UF = "DF";

//Adiciona as instruções ao boleto
        #region Instruções
        //Protestar
        Instrucao_Banrisul item = new Instrucao_Banrisul(9, 10);
        b.Instrucoes.Add(item);
        #endregion Instruções

b.NumeroDocumento = "12345678901";

banrisul.Boleto = b;
        banrisul.Boleto.Valida();

Somente isso.

Qualquer dúvida fique a vontade em entrar em contato.

Stiven
Dec 10, 2008 at 2:41 PM
Muito obrigado mesmo, Stiven. Eu vou analisar essa sua dica e tentar adaptar o código. se eu fizer progresso, e se vc achar conveniente, eu posto o código resultante em Delphi .net, pra benefício de outros colegas. Só precisaremos de paciencia, pois não tenho muita experiencia em .net. Valeu mesmo sua ajuda. Abraços.
Jul 15, 2009 at 5:55 PM
Edited Jul 15, 2009 at 6:45 PM

Olá, pessoal. Olá Stiven. Eu tenho enfrentado vários problemas de saúde, o que tem me tomado mais tempo do que deveria, assim estou trabalhando no BoletoNet em 'suaves prestações', infelizmente. Mas já dei alguns passos bem definidos, e já consegui alguns resultados. De acordo com o exemplo que voce me passou acima, Stiven, eu já consegui gerar um boleto para o Banco do Brasil. A propósito: Eu me rendi ao C#: Estou usando ele dentro do Visual Web Dev 2008. Estou apanhando bastante (rs), mas pelo menos já estou vendo funcionar. Acho que agora estou tendo dificuldades para saber o que eu devo colocar como referencia. Vou citar dois exemplos: No caso do Banco do Brasil, ele gera o Boleto certinho, exceto a imagem do código de barras. Está óbvio que eu não estou sabendo qual arquivo ou pasta eu devo incluir como referencia. Apreciarei se puder me indicar. No caso do Santander, que é o que eu mais estou precisando implementar agora, eu altero o banco no Default.aspx, como voce mostrou (CodigoBanco="033") e para as instruções, indico: (Instrucao_Santander item = new Instrucao_Santander(1, 10);). Não mudei mais nada, mas não entendi a mensagem que retorna: "Carteira não implementada". Como eu disse, pelo jeito o problema é saber 'dizer ao BoletoNet' o que ele precisa pra realizar as tarefas. Apesar de tudo, estou bem otimista com o que já consegui (apesar de ser engraçado para quem está avançado, rs). Apreciarei de coração a ajuda que vier, lembrando que estou consciente que aqui ninguém está obrigado a 'dar suporte'. Mas tenho certeza que, à medida em que adquirir experiencia, terei prazer em colaborar. Abraços a todos.

Jul 17, 2009 at 2:56 PM

Passei por esse problema da imagem esta faltando implementar a tag httpHandlers no arquivo web.config...

<httpHandlers>

<add verb="*" path="ImagemCodigoBarra.ashx" validate="false" type="BoletoNet.ImagemCodigoBarraHandler"/>

</httpHandlers>

Jul 17, 2009 at 5:07 PM

Obrigado, kamikazebr. Era isso mesmo. Eu até já estou entrando em contado com o pessoal do Santander pra começarmos os testes. A propósito: no post, sobre o digito verificador do Nosso número do Santander, eu não fiz todas as alterações mencionadas. Acho que o Stiven está certo: as alterações já devem ter entrado no projeto. Mas eu alterei a linha que testa o tamanho da string (de 13 para 12), entrei com o número com doze dígitos e deu certinho. Eu testei com os números de boletos que eu já tinha gerado pelo sistema do Santander. Eu Cheguei a usar alguns mas como eu fiz convenio para eu mesmo criar os boletos, eles cancelaram o uso do sistema do Santander, mas deu pra tirar a prova pelo menos. Embora seja muito pouco, eu testei com os quatro primeiros: com os DVs, fica assim: 000000000001-9, 000000000002-7, 000000000003-5 e 000000000004-3. Espero que seja de ajuda. Muito obrigado pelo apoio. Abraços.