Todos os passos - Geração de boleto CEF

Oct 29, 2012 at 5:52 PM

Boa tarde senhores,

Estou desenvolvendo a emissão de boletos para um sistema Web, sendo que o mesmo deve emitir boletos da Caixa Econômica Federal - CEF.

Como é a primeira vez que tenho este tipo de demanda, gostaria do apoio dos senhores para a questão de quais passos devem ser seguidos para que uma aplicação possa gerar boletos e depois receber um arquivo de retorno com o resultado dos pagamentos.

Tenho algumas dúvidas como:

1) Preciso da autorização do banco CEF para emitir boletos?

2) Eu preciso receber uma faixa de números (nosso número) da caixa para utilização?

3) O que é o campo "Carteira" utilizado no boleto .net?

Se puderem me apoiar nesta questão, sou grato.

att,

Rafael

Developer
Oct 30, 2012 at 2:08 PM

Olá rafaelreis.

Não sei exatamente como é a caixa, mas por padrão (acredito que seja equivalente em todos os bancos, uns mais fáceis, outros mais burocráticos):

1) Necessariamente não, mas convém entrar em contato com sua agência e solicitar informações, principalmente porque pode ser necessário algum código de cedente, para identificação dos seus boletos no caixa, ou seja registros no caixa.

2) Pode ser que sim.  Vários bancos deixam a numeração livre.

3) Carteira é o campo que determina qual a forma de cobrança que o(s) banco(s) formalizará(ão): normalmente "com registro" e "sem registro".  "Com registro", o seu banco sabe que vc emitiu um documento de cobrança e todos os boletos serão "registrados" nos sistemas do banco.  "Sem registro", o banco não sabe que você emitiu boleto, apenas quando o seu cliente apresentar no caixa ou pelos meios de comunicação existentes (Caixa eletrônico, site, smartfones, etc). Existem outros, mas acredito que não seja o seu caso.  Procure mais informações no manual de cobrança, que deve ser fornecida pelo seu banco/agência.

Espero ter ajudado,

Oct 30, 2012 at 2:34 PM

Muito obrigado,

Ajudou demais.

Sem querer abusar, tenho apenas mais duas questões que acredito que se sanadas, tenho todo o ciclo para a questão dos boletos:

1) Para eu receber o arquivo de retorno do banco com os boletos que foram baixados, eu preciso enviar antes o arquivo de remessa?

2) Quais os meios para envio / recebimento dos arquivos de remessa / retorno respectivamente?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Developer
Oct 31, 2012 at 1:29 PM

Olá rafaelreis !

Ehhhh...já tá abusando...rs...brincadeira.

1) Pois é, como eu disse anteriormente: cada banco trabalha da sua forma, mas ACREDITO QUE seja igual aos outros.  

- Se for cobrança sem registro, vc não precisa enviar o arquivo REMESSA, que o banco, através do portal dele, disponibiliza uma página para esses boletos que foram recebidos.  Lembra? "sem registro" o banco só sabe quando "bate" no caixa.  O bradesco e Itaú fazem assim.

- Se for cobrança com registro, vc DEVE enviar um arquivo padrão CNAB (240 ou 400 bytes - verifique com seu banco) que é gerado pelo seu sistema.  Entre no portal do seu banco e existirá uma página que efetuará o UPLOAD desse arquivo para processamento.  Normalmente, após um período (pode ser 1 hora, meio dia ou 1 dia após - depende do seu convênio) o seu banco disponibilizará um arquivo de RETORNO.  Vc faz o download e integra no seu sistema para verificar as mensagens.

2) Apenas pelo portal do seu banco (Upload do remessa / Download do retorno)

Leia o manual do banco, tenho certeza que deve existir referências nele.

Abraços,

Nov 1, 2012 at 12:23 PM

Blz,

Valeu demais.