Códigos de Espécie de Documento e Carteira

Aug 20, 2012 at 8:22 PM

Olá, estou usando a dll da Boleto.Net e estou em dúvida em quais códigos devo utilizar nos métodos onde informo Espécie e Carteira...

Gostaria de saber se tem alguma documentação das espécies e carteiras de cada banco, ou onde devo procurar...

Aguardo algum contato. Obrigada!

Developer
Aug 21, 2012 at 3:42 AM
Edited Aug 21, 2012 at 4:04 AM

Olá rebecaww!

Não sei se entendi sua pergunta, em todo caso...

- Normalmente os manuais dos bancos trazem essa informação ou cada banco tem seu código padrão. Verifique com seus bancos. Existe a área de downloads dos manuais no site do boleto.net.  Acho que isso varia muito de como a empresa vai trabalhar as informações dos boletos.  Por exemplo, se você estiver gerando um boleto para duplicata, pode usar o enumerado para duplicata mercantil, se for usar para nota de serviço, pode usar duplicata de serviço, etc...  Entendo que seria uma referência para o documento que está gerando o boleto.  Trabalho com serviços de transportadoras e cada um gera um boleto, então, utilizei duplicata de serviço.

- Como mencionei, existe a área de download para os manuais dos bancos.  Nem todos estão atualizados, mas pelo menos Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, HSBC, Caixa Federal devem estar OK.  Além disso, você pode encontrar direto no código, pasta BOLETO, EspecieDocumento e o arquivo do banco referente.

- Sobre as carteiras, você deve entrar em contato com o seu gerente de conta e ele lhe informará o código da carteira.  Apenas tenha em mente que existem duas modalidades de cobrança: registrada e não registrada.

Na registrada, todos o boletos que forem gerados, seja na sua aplicação ou através do banco, você deve fazer a remessa de um arquivo padrão CNAB para o banco, normalmente pelo portal do próprio banco e, você recebe outro arquivo chamado de retorno.  Isto significa que as informações serão gravadas no banco e quando um boleto for apresentado no caixa, o banco tem todas as informações do mesmo no terminal do caixa. Importante: todos os boletos são cobrados por uma taxa bancária, inclusive os que não foram apresentados no banco, onde depois de um determinado período sem cobrança, expira e é liquidado.  A liquidação é cobrada também.

Na NÃO registrada, você emite os boletos através de sua aplicação e só são cobrados os boletos que "baterem" no caixa do banco, isto é, apresentados para pagamento do mesmo ou por compensação.  O banco não sabe quem é o sacado, taxa de mora, multa, etc.  O caixa tem que calcular, de acordo com as instruções no boleto.

Espero ter ajudado. qualquer coisa é só falar.

Aug 21, 2012 at 3:25 PM

Muito obrigada jsoda, ajudou bastante!