Arquivo remessa / retorno CNAB 240 e 400

Apr 16, 2012 at 12:41 PM

Bom dia. Estou estudando a utilização do boleto.net em substituição ao cobre bem, que está nos trazendo muitos problemas, e gostaria de saber se alguém poderia disponibilizar um exemplo de geração de arquivo de remessa e de retorno para o Itaú.

Muito obrigado.

Apr 17, 2012 at 12:30 PM

É. Infelizmente não tenho tempo. Não vou usar o Boleto.Net por falta de suporte. Já tenho uma opinião sobre o produto para quem me perguntar nas redes. Presta atenção aí galera, ser gratuito não significa que não precisa de suporte. Não tem uma documentação sequer e o único exemplo que tem postado aí é vago demais.

Coordinator
Apr 17, 2012 at 2:21 PM
Edited Apr 17, 2012 at 6:47 PM

Bom dia Leo,

tudo bem?

A ideia do Boleto.Net foi justamente "compartilhar código fonte" com a comunidade para aqueles que por ventura venha utilizar em seus projetos uma biblioteca para emissão e impressão de boletos bancários e geração e leitura de arquivos. Em momento algum foi expressado que seria dado suporte ou a garantia de uma documentação.

Desde 2007, no inicio do projeto não foi arrecado sequer R$ 0, 01, até porque minha ideia não era lucrar e sim compartilhar meu problema com outras pessoas. Nesse tempo todo que ajudei vários desenvolvedores, com horas perdidas e tudo mais, momento algum pedi ajuda ou algo em troca. Infelizmente as coisas mudaram pra mim e não estou tendo mais tempo. Gostaria que outras pessoas como você, abraçassem o projeto.

De todos os colaboradores que tem participado do projeto sempre tenho chamado para continuar com o compromisso, mas como todos, assim que implementam em seus projetos, terminam perdendo o vínculo.  Alguns colaboradores como Jorge, Seygi, Flávio, Leandro, e muitos outros, que estão sempre colaborando e tentando ajudar outras pessoas.

Dessa forma gostaria que você entendesse um pouco e tivesse um pouco mais de paciência.

Grande abraço,

Stiven

Developer
Apr 21, 2012 at 2:49 PM

Olá leooliveira00.

Achei injusto seu comentário, mas é a sua opinião.  Respeito isso.  É uma pena, pois na minha opinião, o Boleto.NET (tenho certeza), está ajudando muitos desenvolvedores a completarem seus projetos e com isso, aprendendo a compartilhar seus conhecimentos.  Como o Stiven comentou, muitas pessoas participam, postando "sou novo e gostaria de ..." e depois que terminam seus projetos, não dão mais as "caras" por aqui.  Eu fui um deles e retornei com mais experiência para repassar aos participantes/visitantes, mas desde que me associei, pelo menos, uma vez por semana eu dou uma olhadinha nas discussões e sempre que posso tento direcionar as dúvidas das pessoas.  Como o próprio portal diz, é Open Source Community.  Ninguém ganha nada financeiramente, apenas conhecimento e diria mais, NETWORK.  Pelo meu entendimento, este projeto é escrito a "muitas mãos" e com certeza ocorrerão bugs ou inconsistências, pelo simples fato de que os acertos são e sempre serão à medida da necessidade do momento de cada participante.  Falta de rotinas de um determinado método se dá porque aquela pessoa que implementou, não necessitava daquele processo na ocasião...MAS, já tem alguma coisa e fica o histórico.  Eu pessoalmente acho que muitas pessoas vem para cá à procura de uma solução GRATUITA e que seja atendida no "mercado".  E é moroso, pois depende do tempo vago das pessoas para "tocar" as atualizações.  Existem projetos ou frameworks prontos no mercado, para desenvolvedores que necessitam para "ontem".  Espero que você volte a participar e não entenda como retórica.  Quem sabe, mude de idéia.

Abraços.

Developer
Apr 21, 2012 at 2:56 PM

A propósito, leooliveira00.

Sobre sua questão inicial, muitos bancos trabalham com CNAB400 e o único que eu tenho conhecimento que trabalha com CNAB240 é o B.Brasil.

No projeto Boleto.NET, nem todos os bancos tem a REMESSA/RETORNO implementada completamente, mas você pode ter o seu exemplo no tópico "Gerar Remessa Bradesco" do dia 25/03/2012.  O exemplo faz referência para os bancos descritos no código.  Basicamente, a forma é igual para todos.

Veja: http://boletonet.codeplex.com/discussions/344749

Abraços

Apr 23, 2012 at 12:18 PM

Entendo perfeitamente as colocações, mas uma coisa que infelizmente não disponho é de tempo. Obrigado jsoda, mas, como eu disse em particular para o Stiven, em projetos futuros e sem tanta responsabilidade com o tempo, poderei reavaliar a utilização do BoletoNet.

Developer
Apr 24, 2012 at 1:40 PM

Legal, leoliveira00.  Encontramos-nos por aí, em alguma outra comunidade, quem sabe?

Abraços.

May 14, 2012 at 11:00 AM

Bom dia Jsoda,

Espero que tenha resolvido seus problemas, de qualquer forma, utilizando o banco do Brasil, se precisar de alguma ajuda é só colocar no forum,

Abraço,

Developer
Jun 5, 2012 at 12:42 AM

Valeu onerio.

Já estou validando o BB com o banco.

Abraços,