Arquivo de Remessa e gerar N vias do Boleto

Sep 22, 2010 at 2:52 PM
Edited Sep 23, 2010 at 12:55 PM

Ola. Tudo bem?

Preciso de uma ajudinha aqui com o arquivo de remessa e boleto.

- Como que eu vejo (pelo arquivo de remessa gerado - que da para ser visto pelo editor de texto notepad, por exemplo) se o envio sera feito atraves do Banco ou pelo Proprio Cliente? Tem algum codigo ou parametro mostrando isso?
- Como que eu posso mudar o número de vias gerado pelo boleto? O código que tenho gera apenas duas vias (uma em cima da outra por folha) e meu cliente quer tres por folha.

Obrigada pela atencao.

Developer
Sep 28, 2010 at 12:38 PM
Edited Sep 28, 2010 at 12:38 PM

Bom dia, soninho...

Não sei se estarei falando besteira, mas a definição de quem gera e envia os boletos é a carteira do banco.  Você precisa ver com o seu banco, qual é a carteira em que você gera e envia para seu cliente (Normalmente via correio, e-mail), e qual a que o banco faz isso pra você (geralmente é taxado pelo banco).  Resumindo, é só passar a o tipo de carteira.

Sobre as vias, utilize os parâmetros: MostrarComprovanteEntrega e MostrarComprovanteEntregaLivre.

Abraços,

Jorge.

Sep 28, 2010 at 2:16 PM

Bom dia, jsoda.

Muito obrigada pela atencao.  =D
Eu ja estava ficando meio desesperada aqui.  rs
Fiquei com umas duvidas a respeito da sua resposta.

- Onde eu encontro os parametros MostrarComprovanteEntrega e MostrarComprovanteEntregaLivre? Não consegui encontra-los no código

- E meu cliente quer que os boletos sejam pelo Banco Real, carteira 42, mas quando testo, da erro falando que ainda nao foi implementado.  =(
Tanto na hora de gerar o arquivo de Remessa (na parte do Instrucao_Real), quanto na hora de gerar o Boleto, quando substituo a carteira "57" pela "42"

Obrigada pela atenção,

Silvia

Sep 28, 2010 at 2:18 PM
Edited Sep 28, 2010 at 2:19 PM

.

Developer
Sep 29, 2010 at 12:48 PM
Edited Sep 29, 2010 at 12:50 PM

Bom dia, Silvia.

São propriedades da classe BoletoBancário.  Não sei se o código que vc baixou possui exemplos, mas deve ter am algum lugar do CODEPLEX.  Abaixo coloco o código que eu uso para gerar o boleto, mas é itaú.   As variáveis estão auto explicativas.  Espero que ajude em alguma coisa:

Private Sub GeraBoletoItau()

Dim objBOLETOBANCARIO As New BoletoBancario()
        objBOLETOBANCARIO.CodigoBanco = 341

'Cedente ITAU (cnpj, nome.cedente, agencia, conta)
        'Banco e Nome   = arrCONTA(0)
        'Agencia        = arrCONTA(1)
        'Agencia Dígito = arrCONTA(2)
        'Conta          = arrCONTA(3)
        'Conta Dígito   = arrCONTA(4)
        'Carteira       = arrCONTA(5)
        Dim objCEDENTE As New Cedente(My.Settings.Cnpj, My.Settings.Empresa, arrCONTA(1), arrCONTA(3))

Dim objBOLETO As New Boleto(datDTVCTO, dblVLBOL, arrCONTA(5), Format(lngNROBOL, "00000000"), objCEDENTE, New EspecieDocumento(341, 8))

objBOLETO.NumeroDocumento = Format(lngNROBOL, "00000000")
        objBOLETO.Sacado = New Sacado(udtSACADO.cnpj, udtSACADO.nomerazao)
        objBOLETO.Sacado.Endereco.End = udtSACADO.endereco
        objBOLETO.Sacado.Endereco.Bairro = udtSACADO.bairro
        objBOLETO.Sacado.Endereco.Cidade = udtSACADO.localidade
        objBOLETO.Sacado.Endereco.CEP = udtSACADO.cep
        objBOLETO.Sacado.Endereco.UF = udtSACADO.uf

Dim iteminstruc0 As New Instrucao_Itau(0, 0)
        Dim iteminstruc1 As New Instrucao_Itau(0, 0)
        Dim iteminstruc2 As New Instrucao_Itau(0, 0)
        Dim iteminstruc3 As New Instrucao_Itau(0, 0)
        Dim iteminstruc4 As New Instrucao_Itau(0, 0)
        Dim iteminstruc5 As New Instrucao_Itau(0, 0)

iteminstruc0.Descricao = " "
        iteminstruc1.Descricao = strINSTRUC1
        iteminstruc2.Descricao = strINSTRUC2
        iteminstruc3.Descricao = strINSTRUC3
        iteminstruc4.Descricao = strINSTRUC4
        iteminstruc5.Descricao = strINSTRUC5

objBOLETO.Instrucoes.Add(iteminstruc1)
        objBOLETO.Instrucoes.Add(iteminstruc2)
        objBOLETO.Instrucoes.Add(iteminstruc3)
        objBOLETO.Instrucoes.Add(iteminstruc0) 'Linha em branco para separar instruções do banco
        objBOLETO.Instrucoes.Add(iteminstruc4)
        objBOLETO.Instrucoes.Add(iteminstruc5)

objBOLETOBANCARIO.Boleto = objBOLETO
        objBOLETOBANCARIO.MostrarComprovanteEntrega = true
        objBOLETOBANCARIO.MostrarComprovanteEntregaLivre = true
        objBOLETOBANCARIO.Boleto.Valida()

Dim objLISTBOLETOS As New List(Of BoletoBancario)
        objLISTBOLETOS.Add(objBOLETOBANCARIO)

GeraLayout(objLISTBOLETOS)

End Sub

Sobre o Banco Real, acho que o pessoal está implementando... verifique na lista da DISCUSSION.  Eu estava implementando, mas o meu cliente mudou de banco.

Abraços,

Jorge.

Sep 29, 2010 at 1:15 PM

Jorge!! Voce eh meu salvador!!

Era exatamente isso que meu cliente estava querendo.
Muitissimo obrigada!

Ah, e sobre o Banco Real, para poder gerar o boleto com carteira 42, voce falou que estava implementando antes do seu cliente mudar de banco, certo? 
Teria como alguem como eu tentar implementar?  (sou super beginner em programacao)
Eh dificil? 

Developer
Sep 29, 2010 at 9:00 PM

Olá Silvia,

Pois é, eu desenvolvo em VB.net e era (ainda sou) quase beginner em C# - e você já é super ...rs

Não acho que seja difícil e tenho certeza que você consegue. Quanto tempo você tem na área ? Não importa, o que você precisa vc já tem, que é essa VONTADE de correr atrás dos problemas e solucioná-las.  Tenho certeza que o pessoal aqui no BoletoNet, como Stiven e como qualquer outro repositório de códigos, blogs ou fórums, estarão à qualquer momento nos auxiliando.

P.S.: Você já procurou os posts anteriores ?  Se me recordo bem, tinha alguém trabalhando em cima do REAL.  Quando você terminar, me avisa...rs.  

DICA: Existem alguns arquivos no projeto (pelo que sei) que tem o nome do banco.  Se você seguir a lógica e a estrutura, vai entender o processo todo.  Aí fica fácil implementar qualquer banco.

Atualmente tenho homologados 3 bancos, mas só com carteira simples (meus clientes não querem pagar taxas...rs) - Brasil, Bradesco e Itaú.

Abraços.

Sep 30, 2010 at 3:07 PM
Edited Sep 30, 2010 at 3:07 PM

Oi Jorge.

Quando eu terminar - SE eu terminar..rs - te aviso sim.  ^^

Estou na area soh faz 5 meses, programacao VB.NET tambem. Eh meu primeiro estagio em informatica, por isso estou perdida desse jeito...rs
Eh uma empresa pequena, onde, ate a pouco tempo, soh tinha eu na parte de desenvolvimento, entao tive que ficar me virando sozinha para entender como funcionam as coisas.
Eu ja dei uma procurada nos posts e encontrei um sobre o Real, mas nao estava solucionado.  (sem contar que eh um post antiigo pra caramba..rs)

Os arquivos no projeto que tem o nome do banco, que vc mencionou, ficam onde?
Na pasta Boleto.Net.Arquivo mesmo?  Se for, nao encontrei.
Na pasta Boleto.Net tem uma pasta chamada Banco.. Eh com ele que devo comecar a implementacao da carteira 42? 

Peguei o Projeto do site e tive que passar para linguagem VB.NET, junto com a .dll para que pudesse usa-lo.
Eu teria que mexer alguma coisa no .dll? Como eu faria isso?

Desculpa pela tonelada de perguntas...  ¬¬"

Atenciosamente,
Silvia. 

Developer
Oct 1, 2010 at 1:42 PM

Olá Silvia.

Pelo que me lembro, vc deve dar uma olhada nas pastas:

BANCO: que tem os arquivos Banco_XXX, onde XXX é o nome do banco.  De acordo com alguns posts que recebi no passado (Pelo Stiven), vc pode usar o ITAU como referência.

e

BOLETO: Dentro dessa pasta existem outras pastas.  Acho que vc tem que verificar cada uma delas.  É claro que vc deve ter em mente que, se for usar o REMESSA/RETORNO, acho que todos devem ser vistos. No meu caso, como não usei a troca de arquivos, só implementei na pasta CARTEIRA e ESPECIEDOCUMENTO.

Você reescreveu o projeto em VB.NET ? Você é corajosa. Não quero desestimular, mesmo porque torna-se um enorme aprendizado.  Mas acho que poderá ter dificuldades no futuro, sempre que mudar, tiver que implementar um novo banco, se as regras ficarem diferentes, etc.  Acho que não deveria reinventar a roda. Essa é minha opinião.  O projeto está público por isso.  Aprender o básico do C# é mais fácil, acho.   De qualquer forma, você pode mesclar projetos escritos em diferentes linguagens em uma solução.  Foi o que fiz, deixei o projeto BOLETONET intacto (com algumas particularidades minhas), inseri na minha solução, fiz a referência à ele no meu projeto VB e tudo ficou "azul"...rs.

Você tc de onde?  Qualquer coisa fora do assunto do post, podemos trocar informações em "private".

Boa sorte.

Oct 1, 2010 at 2:32 PM

Oi Jorge.

Muito obrigada pela ajuda!
Vou começar a procurar as coisas aqui agora.

Sobre mesclar projetos escritos em diferentes linguagens, foi a primeira coisa que tinha tentado fazer.. mas, como deu para perceber, não consegui.   rs 
Eu até cheguei a adicionar o BoletoNet junto ao projeto que estou desenvolvendo. Mas não consegui passar valores de um form para outro. =(
Dai, no desespero (por causa do prazo..rs) acabei tentando passar pra linguagem VB.NET.

Mas se pudesse, mesmo agora, acho que preferiria usar o seu método. Só teria que saber como passar esses valores - que recebo do usuario, de um form VB.NET  - para outro form (boleto), que está em C#. 

Ah, sou de Sorocaba. E você?
Se não tiver problema de eu ficar te enchendo a paciencia, gostaria sim de trocar informações em private.  ^^

Muito obrigada pela ajuda.
Silvia.

Developer
Oct 1, 2010 at 6:40 PM

Olá Silvia.

Não por isso, estamos por aqui para ajudar, aliás, agora é a minha vez de ajudar as pessoas neste projeto, pois já me beneficiei bastante com essa iniciativa do BOLETONET.  Mais do que justo, não é ?  Depois que conseguir solucionar o seu projeto, você também pode ajudar os que estão iniciando.

Estaremos em private, então.